DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE ESTABILIDADE DE UM SÉRUM ANTIOXIDANTE PARA UMA LINHA COSMÉTICA CONTENDO EXTRATO HIDROETANÓLICO DOS FRUTOS DA ROMÃ (PUNICA GRANATUM LINN )
Resumo
Introdução:A Punica granatum Linn. (romã)é uma planta originaria do oriente médio, comumente encontrada em áreas tropicais. A romã contém uma grande quantidade de compostos fenólicos que apresentam atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante. Uma maior preocupação com a sustentabilidade leva a pesquisas para a incorporação de substâncias naturais em cosméticos e o estudo da estabilidade dos mesmos. Objetivos: Avaliar as atividades antioxidante, clareadora e fotoprotetora do extrato hidroetanólico dos frutos da romã(EHEtR), desenvolver um sérum facial com a maior porcentagem de insumos naturais e realizar estudos de estabilidade.Metodologia:As atividades antioxidante, clareadora e fotoprotetora foram determinadas utilizando os seguintes testes, respectivamente: Peroxidação Lipídica, Inibição da Tirosinase e método de Mansur et al.(1986). Os testes de estabilidade preliminar e acelerada foram de acordo com a ANVISA (2004).Resultados:O extrato na concentração de 200 µg/ml inibiu a peroxidação em 93,67%, valor próximo ao padrão Trolox que inibiu em 96%. No teste da inibição da tirosinase, o extrato na concentração de 1000 µg/ml inibiu a enzima em 20,79%, resultado inferior quando comparado ao padrão ácido kójico que inibiu em 99,15%.O FPS do extrato foi 21,31, valor superior ao do padrão Benzofenona que obteve FPS de 19,23. O sérum foi desenvolvido com uma porcentagem natural de 98,9% de insumos naturais e apresentou-se estável nos testes de estabilidade preliminar e acelerada .Conclusão:O extrato apresentou excelentes atividades antioxidante e fotoprotetora, justificando seu uso em formulações cosméticas. Em contrapartida, não demonstrou atividade clareadora significativa, assim o extrato EHEtR não pode ser utilizado para essa finalidade. A proposta do sérum com maior porcentagem de insumos naturais foi obtida com êxito, já que o mesmo foi aprovado nos estudos de estabilidade preliminar e acelerada.Agradecimentos: LabCos, CNPq, UFC e Farmácia Escola.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE ESTABILIDADE DE UM SÉRUM ANTIOXIDANTE PARA UMA LINHA COSMÉTICA CONTENDO EXTRATO HIDROETANÓLICO DOS FRUTOS DA ROMÃ (PUNICA GRANATUM LINN ). (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1111. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74234