DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES COM RELAÇÃO A INDICADORES DE SAÚDE PSICOLÓGICA GERAL
Resumo
A Saúde Psicológica Geral é um construto que mede a forma como o sujeito percebe a presença de transtornos e enfermidades em si mesmo, baixas pontuações nesse construto indicam sofrimento psíquico. O objetivo do estudo foi analisar diferenças entre o gênero e Saúde Geral de professores e estagiários que ensinam matemática. Foi divulgado um link de Google Forms que continha as três escalas utilizadas na pesquisa (Escala de Resiliência Matemática, Escala de Ansiedade Matemática, Questionário de Saúde Geral 12), e o questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados por meio do sistema SPSS 25. A pesquisa contou com a participação de 52 sujeitos, sendo 26 homens e 26 mulheres, da amostra total, 59,6% trabalha apenas em escolas públicas, 23,1% trabalha apenas em escolas privadas, enquanto 17,3% trabalha em ambos os modelos. No tocante ao Questionário de Saúde Geral, dois fatores se mostraram distintos entre homens e mulheres: o fator Depressão (t=3,58, p=0,00) e o fator Ansiedade (t=-2,95, p=0,01), sendo maiores as médias de depressão em homens (M=12,92, DP= 1,88) do que em mulheres (M=10,75, DP= 2,44). Já a ansiedade foi maior na média de mulheres (M=6,08, DP= 2,14) que de homens (M=4,48, DP= 1,75). Desse modo, os resultados são discutidos por uma perspectiva cultural, além de contribuir para a compreensão da Saúde Geral em professores de matemática, analisando o papel ao qual cada gênero é designado a exercer no ambiente escolar. Por fim, deve-se agradecer pelo financiamento da FUNCAP para a realização desta pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Carvalho Teles, H., Fidel Clark Ayres, M., de Sousa, V. do C., Luan Cruz Holanda, C., & Elida da Silva Gusmao, E. (2021). DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES COM RELAÇÃO A INDICADORES DE SAÚDE PSICOLÓGICA GERAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1131. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74254
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.