DO YOUTUBE À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA ELEITORAL DO DEPUTADO ESTADUAL MAIS VOTADO, EM 2018, NO CEARÁ

Autores

  • Levi Lima de Aguiar
  • Diogenes Lycariao Barreto de Sousa

Resumo

Introdução: Esta pesquisa busca analisar o uso dos sites de redes sociais (SRS) na aquisição de visibilidade, identificando pautas e discursos abordados antes da vitória eleitoral do deputado estadual André Fernandes (AF). Natural de Iguatu, AF foi eleito em 2018, aos 20 anos, sendo o candidato mais votado no Ceará. Objetivos: AF possui forte atuação em SRS. Com isso pretende-se contabilizar quais pautas foram mais trabalhadas nas redes do deputado em seu período de campanha; quais tiveram mais repercussão e, se possível, analisar a importância desses discursos para seu eleitorado. Metodologia: Para realizar os objetivos da pesquisa utilizamos a análise de conteúdo (AC). Inicialmente, selecionamos os 10 vídeos mais vistos no canal do YouTube de André, antes de sua eleição. O YouTube foi a rede escolhida, pois consideramos um dos meios mais importantes para a carreira de AF, que começou quando ele era youtuber e fazia vídeos humorísticos. Em uma virada de chave, ele excluiu os vídeos constrangedores, inclusive o mais conhecido em que ele ensinava a fazer depilação anal, e deixou apenas os que discute política. Resultados: A produção de vídeos do deputado com mais visualização está voltado para discutir temas que envolvem costumes, como orientação sexual, gênero e a cantora Pabllo Vittar; o apoio a Jair Bolsonaro (JB); seguido de críticas aos oponentes de JB ou partidos de esquerda. Conclusão: O manejo dos SRS por André serviu para a construção de sua identidade política, formando um canal com seus seguidores, sem a necessidade de mediação dos meios tradicionais de comunicação. AF orienta-se na produção de conteúdos que pautam temas do conservadorismo, um discurso que apela às emoções e ao alinhamento com Bolsonaro. Nos maiores picos de visualizações, Fernandes estava usando sua visibilidade para fomentar a sensação de proximidade entre ele, Bolsonaro e seus apoiadores, atuando com uma política alegadamente “nova” e principalmente por meio da mediação das redes.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Lima de Aguiar, L., & Lycariao Barreto de Sousa, D. (2021). DO YOUTUBE À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA ELEITORAL DO DEPUTADO ESTADUAL MAIS VOTADO, EM 2018, NO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1149. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74272

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica