IMPACTO DA MATERNIDADE NA CARREIRA DE ATLETAS
Resumo
O papel da mulher na sociedade traz um histórico conturbado ao longo dos anos, os direitos foram conquistados através de muita luta. No esporte não foi diferente. Até pouco tempo atrás, a mulher não tinha direito de participar do mundo esportivo, seja no desporto de participação como também, principalmente, no desporto de rendimento. Dito isso, as mulheres no esporte ainda contam com fatores diferentes se comparado com a vida dos homens no esporte e um desses fatores é a maternidade que impacta a vida competitiva de uma mulher de forma completamente diferente que impacta a vida de um homem. Compreende-se assim a necessidade de estudos referente à maternidade no esporte, assunto ainda pouco discutido no cenário brasileiro e internacional, mas muito necessário para dar voz a tantas mulheres que se veem obrigadas a abandonar o esporte pelo simples desejo de ser mãe. Dessa forma, o estudo desenvolvido tenta dar voz as atletas profissionais que foram mães e tiveram, ou não, o retorno ao esporte após a maternidade, apresentado aqui através de um relato de experiência. O método usado se baseia na descrição da experiência vivida ao longo do desenvolvimento dessa pesquisa desde a divulgação desta, a seleção das atletas, o contato com as participantes, a realização das entrevistas e transcrição das mesmas. Durante a realização da pesquisa algumas dificuldades surgiram, principalmente no que diz respeito ao contato com as atletas. Uma segunda dificuldade surgiu da necessidade da flexibilização da coleta dos dados, sendo assim as entrevistas foram feitas através do Google Meet e WhatsApp, embora essa questão tenha colaborado com a ampliação da pesquisa, pois sendo assim, foi possível a participação de atletas de fora do estado do Ceará. No que diz respeito ao teor das entrevistas, nota-se discurso semelhante entre atletas, apontando as dificuldades de ser mãe no esporte, o descaso do dos clubes, o abandono destes e as lutas de voltar ao esporte após a maternidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Figueiredo Vasconcelos, A., Felipe Bastos Franco, J., Valéria Oliveira da Silva, L., & Gomes Viana Meireles, L. (2021). IMPACTO DA MATERNIDADE NA CARREIRA DE ATLETAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1368. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74491
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.