O PAPEL DE STREPTOCOCCUS MUTANS EM DOENÇAS CARDIOVASCULARES: REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Streptococcus mutans é uma das mais conhecidas bactérias associadas a cáries dentárias e também tem sido apontada em estudos atuais como umas das principais espécies encontradas em quadros de bacteremias e endocardites infecciosas, sendo detectadas em maior contagem em grupos com esse tipo de patogenia. Estudos sugerem que os diferentes sorotipos apresentam capacidade de adesão e invasividade distintas. Assim, o presente estudo visa revisar qual o papel da espécie em doenças cardiovasculares, com o objetivo de evidenciar a atuação dos sorotipos de S. mutans nessas infecções. Para isso, a busca de publicações foi feita nas bases de dados Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde e "Web of Science" utilizando os descritores “streptococcus mutans”, “serogroups or serotypes” e “heart diseases”. Foram encontrados 366 artigos dos últimos 5 anos, e após a leitura de título e resumo, 50 foram escolhidos para leitura completa. Para, ao final, selecionar 5 artigos. Esses artigos ratificaram que a espécie é frequentemente detectada em válvulas cardíacas e placas ateromatosas, em comparação com outras bactérias. Além disso, foi apontado que os sorotipos e e f têm uma maior capacidade de invadir células endoteliais da artéria coronária humana. Conclui-se que a bactéria gram-positiva S. mutans não se limita aos sítios da cavidade oral, já que tem capacidade de adentrar na corrente sanguínea e desempenhar algum papel em cardiopatias como a endocardite infecciosa e aterosclerose. Por isso, é essencial o conhecimento das características fenotípicas e genotipicas dos sorotipos de S. mutans e o acompanhamento de pacientes com taxas elevadas de sorotipos mais invasivos de tal bactéria na corrente sanguínea, especialmente se associado a lesões prévias nas válvulas cardíacas, posto que tais fatores tendem a indicar maior probabilidade de desenvolvimento de doenças cardíacas como as citadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.