O USO DE IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Guilherme Nascimento dos Santos
  • João Erivan Façanha Barreto
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

Introdução: O estudo anatômico guiado por peças cadavéricas é perpassado por impasses como custos associados à obtenção e preservação do material e condições éticas, legais e religiosas. Nesse contexto, a impressão 3D está se tornando um recurso valioso na educação médica, a medida que permite a reprodução eficaz de complexas estruturas anatômicas a baixo custo, para além de eliminar as questões morais associadas ao uso de peças orgânicas. A aplicação de técnicas de impressão 3D e seu impacto na compreensão das estruturas anatômicas vêm sendo discutidos na literatura, de modo que será abordado. Objetivos: Esta revisão sistemática se propõe a averiguar o impacto do uso de peças anatômicas sintéticas no ensino de anatomia humana. Metodologia: A base de dados PubMed foi consultada em busca de estudos que tratassem dos resultados da implementação da impressão 3D no ensino de anatomia humana. Foram pesquisadas as palavras-chave “3D printing”, “medical education” e “anatomy”. Foram selecionados estudos publicados entre 2015 e 2021. Resultados: Doze artigos foram elegíveis para análise. Todos eles consistiram na comparação da impressão 3D com outras ferramentas de ensino de anatomia. Estudo realizado com estudantes de medicina, residentes e cirurgiões comparou a performance dos participantes depois de serem instruídos por livro-texto e por modelos 3D em distintos grupos. Notou-se, após a intervenção, que os resultados dos testes do grupo que utilizou modelos 3D foram significativamente superiores aos do grupo de livro-texto. Os resultados dos demais estudos foram consonantes com esses achados. Conclusão: Os resultados dos estudos supracitados sustentam a hipótese de que o uso de modelos impressos 3D no ensino de anatomia humana melhora a efetividade do processo de aprendizagem das estruturas morfológicas. A impressão 3D demonstrou ser uma potente ferramenta pedagógica na educação médica e futuros estudos poderão averiguar mais profundamente o impacto da sua utilização.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Nascimento dos Santos, G., Erivan Façanha Barreto, J., & Santos Cerqueira, G. (2021). O USO DE IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1543. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74666

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica