O USO DO VÍDEO DOCUMENTÁRIO COM A JUVENTUDE EM ESCOLAS CAMPONESAS: O PROTAGONISMO DA JUVENTUDE
Resumo
A pandemia de COVID-19 se manteve no ano de 2021 com novas variantes e a manutenção do distanciamento social, do uso de máscaras e da frequência nos cuidados pessoais como a lavagem frequente das mãos e dos alimentos. Nesse contexto, a pesquisa teve por objetivo produzir um vídeo documentário com dados coletados em pesquisa (Pibic 2020) no diálogo com os educandos da Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos em Ocara - Ceará. Assim, questões como o protagonismo da juventude do campo, problemas vivenciados nas comunidades e dicas ou soluções para a resolução dos problemas e luta por educação de qualidade para as escolas do campo foram contempladas. A metodologia abrangeu 7 etapas: 1) O relato dos estudantes a respeito dos problemas nas comunidades; 2) A organização do material na forma de imagens e vídeos autorizados; 3) A redação do roteiro do vídeo; 4) A revisão do texto pela equipe elaboradora; 5) A narração; 6) A gravação e 7) A edição e elaboração do vídeo intitulado “A Educação Geográfica e o Protagonismo da Juventude na Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos (Ocara - CE)”. Diante disso, foi possível constatar o empenho e o compromisso dos educandos na criação das propostas, a importância das ações de convivência com o semiárido nas comunidades camponesas no Ceará e a contribuição da Educação Geográfica para a compreensão da realidade socioespacial dos educandos. Nesse contexto, agradecemos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/ CNPq) pelo apoio na realização da pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Do Nascimento, K. da S., Leonardo Freitas Siqueira, A., Mesquita, L. de O., Vieira de Oliveira, A., & Maria de Oliveira, A. (2021). O USO DO VÍDEO DOCUMENTÁRIO COM A JUVENTUDE EM ESCOLAS CAMPONESAS: O PROTAGONISMO DA JUVENTUDE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1547. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74670
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.