TROCAS COMUNICATIVAS E DE SABERES NO FÓRUM REDDIT

Autores

  • Diego Linhares Cruz Tabosa Barroso
  • Eduardo S Junqueira
  • Eduardo Santos Junqueira Rodrigues

Resumo

Os fóruns online são ambientes onde seus usuários podem discutir sobre variados assuntos ao criar tópicos com temas específicos. Uma das tarefas da pesquisa sobre fórum digitais generalistas foi investigar as trocas comunicativas desses participantes e identificar e compreender como ocorrem trocas de saberes nesses espaços virtuais. Trata-se de pesquisa qualitativa de estudo de caso. Foram utilizados três métodos de categorização de comentários em fóruns, o Processo de deliberação online (DOL), o sistema ICAP e o sistema PADIR, e foram analisados dois tópicos no fórum r/Brasil na plataforma de fóruns Reddit. A análise do tópico do Tema 2 “Jogo”, a partir das categorias dos métodos usados, permitiu verificar que em geral os comentários eram diálogos que aprofundaram a temática, e 95% tinham a tendência de permanecer nas discussões e 83% deles apresentavam informações novas como respostas, concordâncias, discordâncias e/ou argumentos. No que se refere ao tópico do Tema 1 “Bot”, identificou-se que a quase totalidade dos comentários buscaram se manter no tema da discussão, 65% deles eram apenas reativos e apresentavam expressões emocionais, e quase metade deles apresentavam informações novas como respostas, concordâncias, discordâncias e/ou argumentos. Dessa forma, concluiu-se que em maioria os comentários deste tópicos neste fórum geraram debates entre seus usuários, que se mantiveram e se aprofundaram nos temas pré-definidos pelo criador do tópico. Os participantes apresentaram informações novas e argumentos de fontes externas ou pessoais buscando validar suas opiniões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Linhares Cruz Tabosa Barroso, D., S Junqueira, E., & Santos Junqueira Rodrigues, E. (2021). TROCAS COMUNICATIVAS E DE SABERES NO FÓRUM REDDIT. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1798. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74921

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica