VISÃO COMPUTACIONAL, UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS.
Resumo
A segmentação de imagens é um método da área de visão computacional que visa dividir uma imagem em múltiplas regiões de acordo com classes de objetos pré-estabelecidas, atribuindo rótulos de classe para cada pixel da imagem. A aplicação de métodos de segmentação têm sido bastante relevante ao longo dos anos para as mais diversas aplicações, tendo sido amplamente discutidos e aperfeiçoados. Nessa pesquisa é proposto um método de segmentação hierárquica de imagens, que visa contornar uma limitação existente em outros métodos, que é a garantia de que o objeto estará contido na máscara obtida. Neste método, a imagem é subdividida em subimagens recursivamente a partir de uma estrutura de dados em árvore (quadtree), tendo sua localização posicional na imagem em relação a altura inicial da árvore anotada em um vetor, e, então, submetendo esses dados a um modelo de classificação que recebe tanto os dados posicionais numéricos como a imagem em si para realizar a predição. Assim, o objetivo desse projeto é propor um método alternativo de segmentação voltado para a detecção de objetos em imagens cuja precisão possa ser facilmente ajustada de acordo com a altura da árvore, além de ser capaz de detectar partes do objeto num determinado contexto. Trazendo, portanto, melhorias com relação a porcentagem do objeto que estará contido na área detectada, e buscando uma velocidade de processamento adequada com relação aos métodos já existentes. Esse projeto é feito com o apoio do CNPQ em colaboração com a UFC.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alves de Souza, A., Lenon Barbosa Nogueira, Y., Augusto Vidal, C., & Bento Cavalcante Neto, J. (2021). VISÃO COMPUTACIONAL, UM MÉTODO ALTERNATIVO PARA SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1858. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74981
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.