PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFC SOBRE OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA APRENDIZAGEM DA LIBRAS

Autores

  • Caue Juca Ferreira Marques
  • Stephanie de Lima Lessa
  • Marilene Calderaro da Silva Munguba

Resumo

A pandemia do novo coronavírus exigiu que as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará fossem repensadas sob o formato do Ensino Remoto Emergencial. Acompanhando as deliberações da instituição, o curso de Licenciatura em Letras Libras, desde agosto de 2020, adota esse modelo de ensino. Todavia, por se tratar de um curso com perfil bilíngue e bicultural, composto por discentes e docentes surdos e ouvintes com diferentes níveis de fluência na Libras e no Português, as estratégias de ensino precisaram ser reconfiguradas considerando essa especificidade. Nesse sentido, esta pesquisa busca identificar as percepções dos estudantes, regularmente matriculados no referido curso, acerca dos impactos da pandemia e do ensino remoto na aprendizagem da Libras. Trata-se de um estudo em andamento, de caráter descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, cuja coleta de dados se deu de 18 de agosto a 01 de setembro de 2021 por meio de questionário misto aplicado via Google Forms e mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Na análise dos dados utilizou-se análise temática e estatística descritiva. Até o momento, participaram 24 estudantes - sendo 4 surdos e 20 ouvintes -, distribuídos nas faixas etárias: de 18 a 25 anos - 13 (54,2%), 25 a 40 anos - 9 (37,5%), maior que 40 anos - 2 (8,3%). Ressalta-se que 21 deles afirmaram que o ensino remoto interferiu negativamente na aprendizagem da Libras. Dentre os motivos foram citados: ausência de interação presencial, instabilidade na conexão à internet, problemas familiares e recursos tecnológicos insuficientes. Identificou-se que as circunstâncias de final de semestre podem ter interferido no tamanho da amostra. Espera-se que, com a continuidade da pesquisa a partir de amostra mais significativa, esta investigação possa contribuir para a elaboração e planejamento de estratégias de mediação da aprendizagem da Libras mais adequadas às especificidades do formato remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Juca Ferreira Marques, C., Lessa, S. de L., & Calderaro da Silva Munguba, M. (2021). PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFC SOBRE OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA APRENDIZAGEM DA LIBRAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2287. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75410

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação