PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFC SOBRE OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA APRENDIZAGEM DA LIBRAS
Resumen
A pandemia do novo coronavírus exigiu que as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará fossem repensadas sob o formato do Ensino Remoto Emergencial. Acompanhando as deliberações da instituição, o curso de Licenciatura em Letras Libras, desde agosto de 2020, adota esse modelo de ensino. Todavia, por se tratar de um curso com perfil bilíngue e bicultural, composto por discentes e docentes surdos e ouvintes com diferentes níveis de fluência na Libras e no Português, as estratégias de ensino precisaram ser reconfiguradas considerando essa especificidade. Nesse sentido, esta pesquisa busca identificar as percepções dos estudantes, regularmente matriculados no referido curso, acerca dos impactos da pandemia e do ensino remoto na aprendizagem da Libras. Trata-se de um estudo em andamento, de caráter descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, cuja coleta de dados se deu de 18 de agosto a 01 de setembro de 2021 por meio de questionário misto aplicado via Google Forms e mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Na análise dos dados utilizou-se análise temática e estatística descritiva. Até o momento, participaram 24 estudantes - sendo 4 surdos e 20 ouvintes -, distribuídos nas faixas etárias: de 18 a 25 anos - 13 (54,2%), 25 a 40 anos - 9 (37,5%), maior que 40 anos - 2 (8,3%). Ressalta-se que 21 deles afirmaram que o ensino remoto interferiu negativamente na aprendizagem da Libras. Dentre os motivos foram citados: ausência de interação presencial, instabilidade na conexão à internet, problemas familiares e recursos tecnológicos insuficientes. Identificou-se que as circunstâncias de final de semestre podem ter interferido no tamanho da amostra. Espera-se que, com a continuidade da pesquisa a partir de amostra mais significativa, esta investigação possa contribuir para a elaboração e planejamento de estratégias de mediação da aprendizagem da Libras mais adequadas às especificidades do formato remoto.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Juca Ferreira Marques, C., Lessa, S. de L., & Calderaro da Silva Munguba, M. (2021). PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFC SOBRE OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA APRENDIZAGEM DA LIBRAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2287. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75410
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.