ADAPTAÇÃO DOS EXERCÍCIOS DA DISCIPLINA DE AEC NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Resumo
A disciplina de Análise Experimental do Comportamento (AEC), presente no 4 semestre do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará, é uma cadeira teórico-prática cujo objetivo é ensinar aos alunos como observar, manejar e analisar as contingências dos comportamentos, por meio do aprendizado de princípios básicos e da aplicação dos mesmos em um contexto experimental. Entretanto, com o surgimento da pandemia da Covid-19, e a consequente adoção do isolamento social, as práticas da disciplina de AEC realizadas na UFC tiveram que ser suspensas enquanto durasse a pandemia. Diante desse cenário, a professora da disciplina, em conjunto com os monitores, autores deste trabalho, decidiram adaptar os exercícios semanais da cadeira de modo que pudessem ser realizados no contexto atual, permitissem a aplicação de cada conceito trabalhado em um exemplo do cotidiano, auxiliando no aprendizado, preparassem os estudantes para a realização do relatório final e que não os sobrecarregassem em um período tão adoecedor. Os exercícios consistiam em 9 atividades voltadas para cada um dos 9 módulos, sendo o decimo voltado para o trabalho final, que consistiam em tarefas objetivas e subjetivas, sendo as subjetivas mais preponderantes, nelas os alunos deveriam analisar uma ou mais situações de acordo com o tema do módulo ou criar um exemplo relacionado a ele utilizando termos analítico-comportamentais, o estudo dos módulos iniciava-se na terça, sendo realizado um tira dúvidas na quinta revezando entre o formato de videoconferência via Google Meet e de fórum na plataforma Google Classroom, os monitores também retiravam dúvidas no Whatsapp, o feedback era lançado em até 2 semanas após o final do prazo de entrega. Observou-se que a maior parte da turma conseguiu entregar os trabalhos a tempo, com algumas flexibilizações feitas, e conseguiram boas notas nos exercícios, sendo capazes de realizar o relatório sem muitas dúvidas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
ADAPTAÇÃO DOS EXERCÍCIOS DA DISCIPLINA DE AEC NO CONTEXTO DA PANDEMIA. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2552. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75678