ALTERAÇÕES DE RENDIMENTO E DESEMPENHO DURANTE A PANDEMIA
Resumo
Observamos desde o início da pandemia uma mudança das dinâmicas de relacionamentos pessoais, profissionais e acadêmicas, sendo essas mudanças, baseadas no distanciamento social, necessárias para o controle da propagação do COVID-19 (coronavírus). Entretanto nem sempre possuímos noção dos impactos dessas novas formas de interação podem trazer nos comportamentos e rendimento dos indivíduos, mostrando necessário um maior estudo sobre este assunto. Esse trabalho tem como objetivo apresentar as alterações de comportamento e rendimento acadêmico dos alunos de uma turma do curso de direito da UFC e refletir sobre as causas e soluções de eventuais problemas que possam emergir com apresentação dos fatos. Para a elaboração desse trabalho foi feito uma pesquisa com 35 alunos do 2° semestre, turno integral do curso de direito da UFC através de um formulário com múltiplas questões que abordavam tópicos a respeito de rendimento acadêmico antes e durante a pandemia, assim como o comportamento dos indivíduos no decorrer dela. Os resultados foram no mínimo preocupantes, dentre esses resultados cabe citar que foi constatado que 81% dos alunos consideram que seus rendimentos diminuíram durante a pandemia, assim como 95,2% dos alunos perceberam um aumento na ansiedade ou do estresse. Segundo os próprios alunos, essas alterações estão diretamente ligadas a fatores como ambiente, ausência de motivação, problemas com EAD e dentre outros. Concluímos diante dos dados apresentados que embora as técnicas de distanciamento social sejam baseadas em princípios sanitários para o controle da pandemia, é inegável as alterações negativas provenientes delas. Será necessário o aprofundamento do tema para a elaboração de estratégias para a reversão gradual desse quadro de baixa de desempenho dos alunos, tendo em mente a possibilidade da manutenção do ensino EAD por tempo indeterminado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
ALTERAÇÕES DE RENDIMENTO E DESEMPENHO DURANTE A PANDEMIA. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2561. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75687