ELABORAÇÃO DE CAPACITAÇÃO SOBRE A APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS NA AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA PESSOA IDOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O termo fragilidade é comumente utilizado para representar o grau de vulnerabilidade do idoso a desfechos que possam afetar sua independência e autonomia funcionais, além de outros níveis de vulnerabilidade. A avaliação multidimensional da pessoa idosa, nesse contexto, propicia a estruturação de uma assistência de enfermagem de qualidade, voltada à promoção da saúde e preservação da autonomia do idoso. Objetivo: Relatar a experiência da condução de monitoria acadêmica sobre a aplicação de instrumentos e escalas no processo de avaliação multidimensional da pessoa idosa. Metodologia: Relato de experiência sobre uma atividade de monitoria desenvolvida na disciplina de “Enfermagem no Processo do Cuidar do Idoso” durante o semestre de 2021.1. A estratégia contou com a participação de 22 acadêmicos de Enfermagem matriculados na disciplina e ocorreu via videoconferência, com a projeção dos formulários. Foram disponibilizados aos estudantes antes do encontro vídeos de demonstração da aplicação dos instrumentos. Resultados: No encontro, foi discutida e demonstrada a aplicação dos diferentes instrumentos utilizados nos campos de estágio da disciplina para a avaliação da função cognitiva, das atividades básicas e instrumentais da vida diária, incontinência urinária, avaliação da saúde mental, além do risco de quedas e intervenções de enfermagem para os diferentes desfechos. Conclusão: A estratégia possibilitou a discussão sobre os diversos aspectos que envolvem a autonomia e funcionalidade da população idosa, considerando a transversalidade da temática nos diferentes serviços de saúde.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
ELABORAÇÃO DE CAPACITAÇÃO SOBRE A APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS NA AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA PESSOA IDOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2843. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75969