MANUAL DE HEMATOSCOPIA: UM DIRECIONAMENTO PARA A ANÁLISE MICROSCÓPICA DO HEMOGRAMA.
Resumo
O Hemograma completo é um exame que avalia as células sanguíneas periféricas, mediante aspectos qualitativos e quantitativos, a fim de que se realize uma interpretação adequada para auxílio na abordagem diagnóstica e terapêutica. Uma das ferramentas do hemograma, a hematoscopia, busca contrastar elementos fornecidos pelos analisadores automatizados hematológicos com a investigação feita na microscopia óptica. Essa verificação é relevante quando se trata principalmente de alterações qualitativas, visto que esses analisadores não conseguem detectar alterações na forma das células assim como a presença de células imaturas. Contudo é importante ressaltar que os procedimentos para a avaliação da hematoscopia no hemograma variam muito entre as instituições. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um manual de hematoscopia direcionado para as aulas práticas na disciplina de Hematologia Clínica do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O manual de hematoscopia foi elaborado contemplando todas as linhagens celulares. Na série eritróide a avaliação consistiu inicialmente na interpretação dos parâmetros emitidos pelo equipamento, seguido da análise da distribuição, tamanho, conteúdo da hemoglobina, cor, forma, inclusões e parasitas do sangue, nas hemácias. Na série leucocitária foi contemplado as alterações quantitativas (leucocitose, leucopenia), alterações degenerativas nos neutrófilos, linfócitos ativados, linfócitos com alterações morfológicas, alterações displásicas, presença de blastos. Em relação as plaquetas o foco foi atentar para as plaquetopenias ou plaquetoses e para as pseudoplaquetopenias. Conclui-se que esta ferramenta didática irá proporcionar uma maior consolidação da aprendizagem pelos discentes na execução da prática hematológica, tornando-os resolutos em relação às alterações principalmente de natureza citomorfológica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.