O QUADRO NORTEADOR DE PESQUISA NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA ACADÊMICA
Resumo
Como salienta Bourdieu (2007), na pesquisa científica o que conta mesmo é a construção do objeto de estudo. Contudo, essa tarefa não é tão simples quanto parece, sobretudo no âmbito da graduação, onde estudantes recém-ingressos procuram se conectar com a aprendizagem da escrita acadêmica de um projeto de pesquisa. Com base nisso, a questão norteadora que buscamos responder em nossa comunicação é: como os estudantes se percebem no processo de construção do objeto de estudo? Com essa pergunta, o objetivo do trabalho é analisar as percepções que os estudantes matriculados na disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA) têm da tarefa de construir o objeto de estudo. A metodologia adotada vem da aplicação do Quadro Norteador de Pesquisa (QNP), considerado como uma proposta didática para o ensino gênero projeto de pesquisa (ARAÚJO, et al, 2014) e, por isso, como como uma técnica facilitadora da construção dos objetos de pesquisa (ARAÚJO, et all, 2017). Além da aplicação do QNP, os dados vieram também das respostas que os nossos colaboradores deram a um questionário aplicado por meio da ferramenta do Google Forms. Após a triangulação desses dados, os resultados indicam que, no início do processo, os estudantes se percebem alarmados com a tarefa, mas que, na medida em que se familiarizam com o QNP, passam a se sentir mais confiantes e empoderados na tarefa de construção do objeto de suas pesquisas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.