PLATAFORMA QUIZIZZ COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Edienovi da Costa Pereira
  • João Alison De Moraes Silveira
  • Fpelipe Rhaynan da Silva Andrade
  • Priscilla Nascimento dos Santos
  • Filipe José Pereira Magalhães
  • Roberta Jeane Bezerra Jorge

Resumo

INTRODUÇÃO: Desde março de 2020 os brasileiros vivem em meio à pandemia de COVID-19, a qual obrigou a adoção do distanciamento social como principal medida de prevenção. Com isso, medidas alternativas foram desenvolvidas para promover uma educação de qualidade no ensino superior de forma online. Assim, o Quizizz, um site que permite realizar questionários com os alunos de forma dinâmica e divertida, pode ser usado como uma dessas medidas alternativas, principalmente para revisão de conteúdos. OBJETIVO: Relatar a experiência do uso da plataforma Quizizz na disciplina de farmacologia como ferramenta educativa no ensino remoto. METODOLOGIA: Este trabalho trata-se de um relato de experiência. Ao fim da disciplina, um formulário online foi disponibilizado para os estudantes matriculados, para que estes pudessem avaliar sua experiência com a plataforma. O formulário era anônimo e com sete perguntas relacionadas ao nível de dificuldade na utilização da plataforma e colaboração no processo de aprendizado. RESULTADO: O formulário contou com 28 respostas. A maioria (71,4%) dos estudantes não conhecia a plataforma anteriormente, porém achou sua interface de fácil utilização ou aprendeu rápido já no primeiro contato com o site. Também, 92,8% dos participantes gostavam do uso da plataforma durante as monitorias, afirmando ser um site divertido e com recursos interessantes. Por fim, 100% dos alunos disseram que o uso dessa plataforma ajudou no processo de aprendizagem em Farmacologia. CONCLUSÃO: Portanto, fica claro como o uso do Quizizz auxiliou os estudantes de Farmacologia durante seu processo de aprendizado. Dessa forma, é válido afirmar que esta plataforma pode continuar colaborando no ensino remoto e seguir como atividade complementar no ensino presencial, não apenas para a disciplina em questão, mas também para outras disciplinas que o adotem como metodologia de apoio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação à Docência