A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL NAS REDES SOCIAIS PARA A DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PAAP - UFC

Autores

  • Caio Melo de Sousa
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa
  • Márlon Cavalcanti Lima
  • Rebeca Melo Frederico
  • Rogeslane Nunes dos Santos
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Desde as primeiras décadas do século XXI, as redes sociais têm impactado a nossa sociedade, e quanto ao desenvolvimento de projetos acadêmicos é notório a necessidade de adaptar-se, uma vez que é premente a modificação de aspectos práticos, metodológicos e até mesmo visuais para alcançar a comunidade acadêmica nas redes sociais, em especial, a rede social Instagram. Sendo assim, o principal objetivo deste estudo é analisar como a construção de uma identidade visual pode ser usada para contribuir na divulgação das ações formativas do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará. Quanto aos fins, decidimos adotar o método de pesquisa qualitativa, pois consideramos o mais apropriado para compreender a aplicação da identidade visual como ferramenta estratégia que melhor transmite a comunicação do PAAP para o público acadêmico. Entende-se que a identidade visual se constrói a partir da combinação de elementos visuais, como: cores, tipografia e grafismos, que em conjunto comunicam de forma rápida e objetiva uma mensagem. Reconhece-se que por meio do desenvolvimento de identidades visuais do Programa, a influência na divulgação e no alcance universitário, e a partir das reflexões, a identificação nas mídias a solução de cada vez mais a viabilização do desenvolvimento institucional. Por fim, foi compreendido que, mediante as novas relações estabelecidas com as redes sociais, a identidade visual é fundamental na expansão da divulgação do PAAP - UFC, concretizando-se como um meio de identificação direta aos perfis dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação