GEOGRAFIA INCLUSIVA: OS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA E DAS INDUSTRIAS
Abstract
Através do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), a Universidade Federal do Ceará (UFC) visa reduzir a evasão nos cursos de graduação da UFC. Esta pesquisa tem como objetivo analisar alternativas para o desenvolvimento de atividades inclusivas direcionadas ao ensino de Geografia urbana e das indústrias. Para tanto, a metodologia utilizada se deu a partir de um levantamento bibliográfico de dissertações, artigos, teses, monografias e sites. Após isso, deu-se início a parte prática, de construção do material didático-pedagógico que facilitasse o desenvolvimento das devidas habilidades, necessárias ao aprendizado: um jogo de tabuleiro com a temática de Geografia Urbana e das Indústrias. O jogo é produzido de forma que também seja acessível a pessoas com deficiência visual, desta maneira, além de possibilitar a utilização de metodologia de inclusão geográfica, permite ainda a difusão nas escolas e ensino superior de modo que impacte no aprendizado de conteúdos geográfico de forma lúdica e didática, além da maior interação entre discentes e docente. O intuito é socializar esse material construído junto ao conteúdo geográfico nas escolas da rede pública de ensino de Fortaleza,bem como difundir a pesquisa para alunos ingressantes do curso de Geografia e na disciplina de Oficina Geográfica III, do curso de Geografia da UFC. Conclui-se que o programa contribui para a formação acadêmica dos graduandos, aproximando-os de conteúdos geográficos e alcançando espaços para além dos muros da universidade. Além disso, ao voltar-se para a temática da inclusão no ensino, preza pela abordagem teórica e desenvolvimento de práticas que permitam uma educação inclusiva.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.