O CONHECIMENTO DA PROFISSÃO COMO ESTRATÉGIA DE DIMINUIR A EVASÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: A incerteza de que fizeram à escolha certa do curso e da profissão, o desconhecimento do componente curricular e a desinformação sobre a profissão podem ser importantes fatores causadores de ansiedade, inclusive de evasão. Assim, diferentes estratégias podem ser realizadas para oportunizar o conhecimento da profissão e suas múltiplas possibilidades. Objetivos: Proporcionar a aproximação e entendimento do acadêmico de enfermagem do primeiro ano com o curso e a profissão e possibilitar momentos de discussão e esclarecimentos de dúvidas respeito do curso de enfermagem. Método: trata-se de uma atividade de extensão do projeto “conhecendo a profissão que escolhi e suas múltiplas oportunidades”, voltada para os alunos recém ingressos no curso de enfermagem. Inicialmente fizemos um contato prévio para expor os objetivos do projeto e o agendamento dos encontros. As exposições e discussão tiveram duração de 30 minutos, usando a plataforma do Google meet com a participação de enfermeiros e docentes do curso de enfermagem. Resultado: Realizamos 5 encontros, com abordagem dos seguintes temas: Estomaterapia, Nefrologia, Obstetrícia, Oncologia, Saúde da Família, UTI neonatal, Urgência e Emergência. A participação dos alunos foi significativa, em geral com a presença virtual de 39 alunos. É evidente o desconhecimento do que faz um enfermeiro e o interesse em obter informações relativas ao campo de atuação, o mercado de trabalho, salário e especialidades. Ressalto que o planejamento das atividades teve divulgação inclusive no instagram. Conclusões: poucos detinham informações acerca da profissão e suas atribuições, e que inicialmente, a aptidão pela área da saúde, a vontade de ajudar o próximo e a proximidade como outros cursos da área, como medicina são as principais razões para a escolha da enfermagem. Assim, o entendimento dos discentes sobre a profissão mostra-se um resultado positivo na diminuição da evasão.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lorenco Vilar, M., Guerra Martins, M., & Afio Caetano, J. (2021). O CONHECIMENTO DA PROFISSÃO COMO ESTRATÉGIA DE DIMINUIR A EVASÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 6(8), 4496. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77580
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.