A NEWSLETTER DO PETCOM DA UFC COMO RECURSO DE APOIO À FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO
Abstract
Em julho de 2020, o Programa de Educação Tutorial dos cursos de Comunicação Social (PETCom) da Universidade Federal do Ceará lançou uma newsletter com a proposta de contribuir para a jornada formativa dos discentes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da UFC. A newsletter ocorre por meio do envio de e-mails com sugestões de conteúdos em diferentes formatos e com temáticas relacionadas à comunicação, a exemplo de livros, séries, artigos, revistas, websites, podcasts e outros produtos. A escolha do tema das indicações é feita a partir da observação de assuntos em voga no debate público e da aproximação de datas emblemáticas e representativas, como o mês do orgulho LGBTQIA+ e o Dia do Estudante. Este resumo se destina a relatar a eficiência do uso dessa ferramenta como mais um recurso de apoio à formação acadêmica dos estudantes de comunicação. A metodologia da iniciativa se dá em quatro etapas. A primeira ocorre com o levantamento e a formulação de um banco de e-mails dos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UFC, com base nos dados informados por eles às coordenações dos cursos. A segunda consiste na organização interna de integrantes do PETCom em equipes, a fim de debater, analisar e definir possíveis indicações pertinentes à temática escolhida. Já a terceira etapa diz respeito ao envio dos e-mails aos discentes, enquanto que a quarta e última fase ocorre com a análise dos resultados gerados, bem como do engajamento promovido com os estudantes. O envio é realizado por meio de uma plataforma de distribuição de conteúdos em e-mails de forma simultânea e prática. Atualmente, a newsletter conta com 509 inscritos. Durante o período de 31/03 a 10/08, foram produzidas e enviadas cinco edições, sendo a de maior engajamento dos inscritos a newsletter com o tema “Luta antimanicomial”, com 35,8% de aberturas únicas, correspondendo a 176 pessoas. A média simples de aberturas dessas edições corresponde a 21,4%, com 1,5% de cliques únicos.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.