A RELAÇÃO ENTRE TENDÊNCIA E MARKETING DE INFLUÊNCIA: ESTUDO DA PLATAFORMA STEAL THE LOOK E WGSN
Resumo
O presente artigo é resultado de pesquisas desenvolvidas por bolsistas no Programa de Educação Tutorial do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará ( PET Moda - UFC). Sob o título de “A relação entre tendência e marketing de influência: Estudo da plataforma Steal The Look e WGSN", a pesquisa tem como objetivo compreender e demonstrar como estas duas plataformas influenciam na criação e difusão de tendências de moda, o ethos da sociedade moderna, bem como analisar como tais empresas se inserem na esfera do Marketing de influência gerados pelo alto consumo digital. Para tanto, como metodologia, realizou-se a pesquisa bibliográfica, em conjunto com a documental. A pesquisa bibliográfica, permitiu traçar a construção e concepção das tendências, bem como sua importância e necessidade para o sistema de moda e a sociedade contemporânea. Ademais, foi possível também, buscarmos entender a respeito do Marketing, e consequentemente o Marketing de Influência, visto que é essencial para o processo de construção de valores dentro de um relacionamento marca-consumidor. Outrossim, a pesquisa documental possibilitou que fosse analisado as informações presentes nos domínios digitais da Steal The Look e WGSN, como postagens em redes sociais e vídeos em seus respectivos canais de youtube. O estudo desta abordagem se deu a fim de apontar semelhanças e diferenças, entre tais plataformas referências na indústria de moda, bem como, seus impactos na propagação de tendências e influência. Por fim, a partir dos dados coletados, foi possível apontar que a ligação entre tendência e consumo, é associada ao dinamismo da busca pelo novo, e para cativar o consumidor, as plataformas apresentam renovações constantes de conteúdo comparável exposto tanto pela STL quanto pela WGSN.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Abreu, L. da S., Alves de Menezes Sousa, B., Santana Franklin, M., & Raimunda Nogueira Mendes, F. (2021). A RELAÇÃO ENTRE TENDÊNCIA E MARKETING DE INFLUÊNCIA: ESTUDO DA PLATAFORMA STEAL THE LOOK E WGSN. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4593. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77677
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.