A RELAÇÃO ENTRE TENDÊNCIA E MARKETING DE INFLUÊNCIA: ESTUDO DA PLATAFORMA STEAL THE LOOK E WGSN

Autores

  • Lucas da Silva Abreu
  • Beatriz Alves de Menezes Sousa
  • Mariana Santana Franklin
  • Francisca Raimunda Nogueira Mendes

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisas desenvolvidas por bolsistas no Programa de Educação Tutorial do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará ( PET Moda - UFC). Sob o título de “A relação entre tendência e marketing de influência: Estudo da plataforma Steal The Look e WGSN", a pesquisa tem como objetivo compreender e demonstrar como estas duas plataformas influenciam na criação e difusão de tendências de moda, o ethos da sociedade moderna, bem como analisar como tais empresas se inserem na esfera do Marketing de influência gerados pelo alto consumo digital. Para tanto, como metodologia, realizou-se a pesquisa bibliográfica, em conjunto com a documental. A pesquisa bibliográfica, permitiu traçar a construção e concepção das tendências, bem como sua importância e necessidade para o sistema de moda e a sociedade contemporânea. Ademais, foi possível também, buscarmos entender a respeito do Marketing, e consequentemente o Marketing de Influência, visto que é essencial para o processo de construção de valores dentro de um relacionamento marca-consumidor. Outrossim, a pesquisa documental possibilitou que fosse analisado as informações presentes nos domínios digitais da Steal The Look e WGSN, como postagens em redes sociais e vídeos em seus respectivos canais de youtube. O estudo desta abordagem se deu a fim de apontar semelhanças e diferenças, entre tais plataformas referências na indústria de moda, bem como, seus impactos na propagação de tendências e influência. Por fim, a partir dos dados coletados, foi possível apontar que a ligação entre tendência e consumo, é associada ao dinamismo da busca pelo novo, e para cativar o consumidor, as plataformas apresentam renovações constantes de conteúdo comparável exposto tanto pela STL quanto pela WGSN.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Abreu, L. da S., Alves de Menezes Sousa, B., Santana Franklin, M., & Raimunda Nogueira Mendes, F. (2021). A RELAÇÃO ENTRE TENDÊNCIA E MARKETING DE INFLUÊNCIA: ESTUDO DA PLATAFORMA STEAL THE LOOK E WGSN. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4593. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77677

Edição

Seção

VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial