ATIVIDADES FORMATIVAS NO PET AGRÁRIAS CONEXÕES DE SABERES
Resumo
Diante do cenário de pandemia ocasionado pela COVID-19 e a impossibilidade do ensino presencial, o modo de realizar as atividades baseadas nos pilares da universidade – ensino, pesquisa e extensão – apresentaram a necessidade de serem reinventadas. Com isso, o PET Agrárias – Conexões de Saberes e o Programa Residência Agrária, adotaram como uma de suas atividades os Ciclos Formativos. O objetivo desse trabalho é portanto, apresentar a importância do “Ciclo Formativo: temas contemporâneos em debate” que possibilita um espaço de capacitação dos bolsistas sobre temáticas pertinentes à formação acadêmica, profissional e pessoal. Para isso promoveu-se dentro do Ciclo doze oficinas e um minicurso totalizando 32 horas aulas de capacitação em diversos temas das agrárias. As aulas foram ministradas de forma síncrona, por meio da plataforma Google Meet, por convidados/as especialistas nos temas em questão e pertencentes a instituições do Ceará e de outros estados do Brasil. Vale ressaltar que alguns dos facilitadores das oficinas são ex-membros do PET-PRA e que agora pertencem a Programas de Pós-Graduação nas Universidades: Federal do Ceará, Federal de Viçosa-Minas Gerais e Federal do Amazonas. Como resultados, avaliados como positivos à formação dos petianos, as oficinas sobre as questões agrárias e sobre “Percursos metodológicos para elaboração do trabalho acadêmico”, bem como o Minicurso, tiveram grande participação e contemplaram, principalmente, os membros recém-ingressos ao Programa. Conclui-se que o Ciclo Formativo proporcionou, não apenas, vastos conhecimentos que dialogam e são de interesse dos diversos cursos que compõe o PET Agrárias, mas, fortaleceu a integração e familiarização dos bolsistas com as atividades que são propostas no Programa e que repercutem na vida acadêmica de um modo geral.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.