SER PETIANO NA PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DO GRUPO PET BIOLOGIA UFC
Resumo
Os grupos inseridos no Programa de Educação Tutorial (PET) têm como proposta a multiplicidade de experiências, o desenvolvimento do trabalho em equipe e a participação em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Contudo, o contexto pandêmico exigiu uma adaptação ao novo cenário de atuação em modalidade remota. Visto que isto pode gerar impactos no bem-estar e desempenho dos indivíduos, esse trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos petianos sobre a atuação nas atividades desenvolvidas junto ao PET Biologia UFC na pandemia. Para tanto, foi elaborado um formulário contendo 13 questões com respostas em escala de Likert para avaliar a satisfação, baseado no Questionário de Satisfação no Trabalho S20/23, que é amplamente utilizado por ser considerado um teste psicométrico consistente. Responderam ao formulário 15 petianos de um total de 19 que estão atuando nesse momento, incluindo estudantes veteranos, recém-ingressos e tutora. Foi possível verificar um descontentamento geral do grupo com a modalidade remota, que inclui satisfação reduzida e estresse elevado, pois 73,3% dos entrevistados relataram que o grau de exigência psicológica da atuação nesse período é alto, principalmente tratando-se da comunicação e da manutenção de uma rotina de serviço, que foram citadas por 66,7% como as principais dificuldades de atuação nesse contexto. Também foi relatado preponderantemente o prejuízo à realização de atividades que não puderam ser adaptadas ao formato virtual devido a características próprias e que, na visão dos membros, são efetivas exclusivamente no modelo presencial. A partir das observações, percebe-se que se faz necessária uma reflexão coletiva na tentativa de melhorar os aspectos citados pelos petianos e, com isso, reduzir o estresse gerado nesse período de pandemia, de modo a evitar problemas que possam ter implicações futuras no rendimento do grupo.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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