VARIAÇÃO DO PERFIL DE TRABALHO DOS PETIANOS AO LONGO DO TEMPO
Resumo
A análise de perfil dos petianos contribui para identificar as características individuais de cada membro, mas também, principalmente, para identificar as características coletivas do grupo, como resultante da composição agregada dos perfis de seus membros. A análise de perfis possibilita reconhecer a forma de trabalho da equipe, bem como as características que, eventualmente, possam não ser pertinentes ao bom rendimento das atividades ou, até mesmo, identificar as diferenças individuais e saber abordá-las para maior efetividade do trabalho em equipe. Adicionalmente, capacita antecipar e atuar preventivamente na mitigação de eventuais dificuldades de convivência ou interação entre os petianos. Com o aumento da rotatividade dos participantes no grupo, foi possível aferir cenários diferentes conforme os períodos de 2019.2, 2020.1, 2020.2 e 2021.1. Foi aplicado um teste de perfil de trabalho, o qual classificou os respondentes quanto a agilidade, criatividade, direcionamento a resultados, informalidade e outros aspectos que traduzem a forma de trabalho e o perfil do grupo. Após a coleta dos dados, foram aplicadas análises estatísticas para verificar a normalidade dos dados e a partir desses gerar correlações, que possam indicar como o grupo opera suas atividades e quais características podem ser desenvolvidas e otimizadas individualmente e em todo o grupo. Por fim, os resultados obtidos a cada período serão comparados e consolidados como resultados gerais para que posteriormente possam ser utilizados na elaboração de estratégias de desenvolvimento e acompanhamento do grupo quanto à forma de trabalho da equipe.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.