SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA COM ENSINO DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.
Resumo
INTRODUÇÃO: A pandemia do Covid-19 causou alterações profundas em todos os setores da sociedade, inclusive na formação médica. Para garantir segurança e continuidade do ensino foram utilizadas várias estratégias de ensino digital. OBJETIVOS: Identificar a satisfação dos estudantes de medicina com metodologias de ensino digital em diferentes países do mundo. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura na base de dados PubMed em dezembro de 2020 utilizando as palavras chaves “Distance learning” OR “Education, Distance” AND “Students, Medical” AND “Pandemics OR Coronavirus Infections” e selecionados estudos realizados entre 2019 e 2020. Incluíram-se os estudos com estudantes de medicina que avaliaram o uso de tecnologias digitais. Excluíram-se estudos com estudantes de outros cursos, pós-graduação, profissionais e que avaliavam cursos complementares ou áreas cirúrgicas específicas. Após análise adicional, excluíram-se estudos duplicados e que não avaliaram as propostas indicadas. Os artigos obtidos foram organizados em planilha do Excel quanto ao número de participantes, país, continente e resultados obtidos. RESULTADOS: Encontraram-se 119 estudos e após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão iniciais restaram 54. Destes, havia 1 duplicado e apenas 16 avaliaram a satisfação dos estudantes com as medidas adotadas. Dentre estes, 68,8% foram realizados em universidades asiáticas e 37,5% obtiveram uma taxa de satisfação entre 25-50% de um total de 103.422 estudantes. Já os trabalhos com taxa de satisfação maior que 50% avaliaram um total de 2.205 estudantes e foram realizados em Arábia Saudita, Israel, EUA, Itália, Malta e Sri Lanka. CONCLUSÃO: Os estudos apontam baixa satisfação dos estudantes com o ensino digital em instituições não familiarizadas com tal abordagem ou com recursos técnicos e/ou infraestrutura inadequada para tal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Valmir dos Santos Filho, J., Soares e Silva Neto, Pedro Fellipe de Azevedo Rangel, Elielcio Nascimento Silva, Luis Gabriel Pereira de Sousa Rios, L., & Vasconcelos Lira, G. (2021). SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA COM ENSINO DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 416. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79787
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.