MAPSAÚDE - UMA EXPERIÊNCIA NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA ESTUDANTIL
Resumo
O Mapsaúde é um projeto que objetiva coletar, organizar e divulgar dados sobre programas e ações internas à UFC que contribuam para a qualidade de vida dos estudantes. Tal iniciativa se deu a partir da observação, pela equipe técnica da Divisão de Atenção ao Estudante (DAE), de quadros de adoecimento em estudantes, decorrentes de exigências na rotina acadêmica, aliadas a fatores como vulnerabilidade socioeconômica e fragilidade psicológica. Desta forma, o Mapsaúde reúne , no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e em suas redes sociais, de forma acessível, os projetos selecionados depois de uma cuidadosa triagem e contato prévio com os coordenadores. Para essa ação, conta com equipe formada por 3 técnicos administrativos (2 psicólogos, 1 assistente social) e uma bolsista, além da contribuição de outro servidor que faz a publicação na página da PRAE. Tais projetos são oriundos de iniciativas dos cursos de graduação, unidades acadêmicas, Pró-Reitoria de Extensão, dentre outros, e estão subdivididos por eixos como saúde, cultura, entretenimento e educação. Neste ano de 2022, 7 novos projetos foram mapeados integrando um total de 24 projetos que passaram pelas seguintes fases de triagem: busca ativa, análise do potencial quanto aos objetivos do Mapsaúde, contato com os coordenadores, autorização destes para divulgação e, posteriormente, publicação nos canais aos quais temos acesso. Essa iniciativa mostra-se muito positiva no contexto universitário por colocar em evidência a produção de saberes e práticas dessa instituição de ensino, além de torná-la de utilidade imediata para os alunos e técnicos que lidam com a assistência estudantil na Universidade Federal do Ceará (UFC).Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.