O IMPACTO DO CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE DA UFC
Resumo
Introdução: A grade curricular dos cursos de graduações na área da saúde apresenta uma estrutura que evidencia a quantidade de informações a serem veiculadas aos estudantes no intuito de uma formação profissional qualitativa. Entretanto, ao analisar-se a distribuição de carga horária, sobretudo na UFC, fica evidente a insuficiência do tempo designado para a formação profissional completa, de modo que o conhecimento em algumas temáticas fica prejudicado. Dessa maneira, ações que auxiliem na complementação da formação de profissionais, como o Ciclo de Conferências sobre Tecnologia e Educação em Saúde, promovido pela Liga de Saúde Digital da UFC junto ao NUTEDS/FAMED/UFC, são de suma importância. Objetivo: Analisar a relevância e o impacto dos temas abordados pelo Ciclo de Conferências sobre Tecnologias e Educação em Saúde na formação dos estudantes da área da saúde da UFC. Metodologia: Foi aplicado um questionário via Google Forms entre os alunos da área da saúde, contendo quatro questões objetivas. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), seguindo os princípios éticos de trabalho com seres humanos. Resultados: Foram obtidas 25 respostas, das quais 100% dos entrevistados assinaram o TCLE. Destes, 52% afirmaram que os temas trazidos pelo ciclo de conferência são insuficientemente abordados ou não são abordados na graduação. Outrossim, 96% afirmaram considerar os temas importantes e 92% consideram o ciclo de conferências importante na sua formação. Conclusão: Nesse ínterim, evidencia-se a importância do Ciclo de Conferências na graduação, tendo em vista a abordagem insuficiente de algumas temáticas na grade curricular dos cursos da área da saúde. Ademais, o impacto positivo na formação qualitativa destes profissionais complementa a formação teórico-prática da graduação, contribuindo, assim, para a ampliação da discussão de temáticas importantes e propagação de conhecimentos adquiridos à comunidade.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Carlos Aguiar Alves, S., Bezerra, T. dos S., Maria Coelho da Silva, S., & Roberto de Oliveira, L. (2022). O IMPACTO DO CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(8), 1070. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85826
Edição
Seção
VII Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.