ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM ATLETA DO BASQUETE DO DESPORTO UNIVERSITÁRIO-UFC APÓS RECONSTRUÇÃO DE LCA: RELATO DE CASO
Resumo
Introdução: O ligamento cruzado anterior (LCA) é constituído por dois feixes, que têm como função controlar movimentos de translação e rotação da tíbia, sendo o trauma indireto promovido em movimentos de corte, giro, aterrissagem de salto e desaceleração de direção o mecanismo mais comum de lesões. O tratamento pode ser iniciado antes da cirurgia preparando o atleta para o período pós cirúrgico e, desta forma, melhorando a condição física e funcional do processo de reabilitação. Objetivo: Relatar a evolução de uma atleta do basquete do Desporto-UFC após reconstrução do ligamento cruzado anterior em atendimento na LIFE. Metodologia: Paciente, sexo feminino, 23 anos, rompimento do LCA no membro esquerdo e em atendimento na Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE-UFC). Paciente sofreu uma lesão por trauma indireto durante a aterrissagem de um salto. Foi realizada a avaliação física da atleta com a confirmação da ruptura do LCA através da ressonância magnética. Foi iniciado o atendimento pré-cirúrgico com o objetivo de diminuir o edema, melhorar a amplitude de movimento e força muscular. Após 5 atendimentos (3 semanas) a paciente foi submetida a cirurgia. Para o enxerto foi utilizado o tendão dos flexores do joelho e a paciente atualmente apresenta-se na 13ª semana de pós-operatório. Resultados: No pós-operatório(PO) imediato, paciente apresentava dor, marcha de três pontos, a extensão estava completa e flexão com 60° do joelho. Atualmente, a atleta está no terceiro mês PO com marcha adequada, não apresenta dor e edema, e está com amplitude de movimento completa(130°). Entretanto, ainda apresenta assimetria de força de extensão de joelho(13%). Conclusão: A conduta fisioterapêutica se mostra relevante tanto no pré-operatório como na recuperação e preparação para o retorno ao esporte após R-LCA, porém ainda é necessário a atleta seguir no mais tempo de tratamento para atingir os critérios de alta.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
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