ATIVIDADES PRÁTICAS DO CULTIVO DE HORTALIÇAS NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS
Resumo
O consumo de hortaliças é amplamente disseminado devido aos diversos benefícios que trazem a saúde humana. De forma geral, são ricos em vitaminas e minerais, estando sempre presentes na alimentação. Devido a isto, é essencial que os Engenheiros Agrônomos tenham uma noção de como cultivar e realizar tratos culturais para ter uma maior produtividade e vigor desse grupo de plantas. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo que os alunos da disciplina de olericultura da UFC desenvolvessem habilidades práticas, sobre o cultivo de diferentes espécies de hortaliças. Os acadêmicos foram divididos em grupos de até quatro integrantes, após isso cada grupo se reuniu de forma reservada e definiu, com base em pesquisas técnicas e de viabilidade, a escolha de cinco culturas para cultivarem ao longo do semestre 2022.1. Durante o cultivo, os estudantes efetuaram as devidas práticas culturais exigidas para cada espécie selecionada, o que possibilitou que todos participassem do plantio, limpeza, acompanhamento do crescimento, tratos culturais até a colheita. No ponto máximo de crescimento das espécies, o professor coordenador da disciplina, avaliou cada uma das hortas implantadas e conduzidas ao longo do semestre, observando tudo o que havia sido desenvolvido nos canteiros. Com base no exposto, concluí-se que foi oportunizado aos acadêmicos matriculados em olericultura novas vivências, experiências e realidades práticas diferentes daquelas rotineiramente apresentadas em sala de aula. Tal oportunidade permitiu maior desenvolvimento do senso-crítico e conhecimento acerca do sistema de produção de hortaliças. Com esse trabalho prático, foi possível vivenciar a teoria na prática, bem como interagir de forma mais ativa com outros grupos de trabalho. De forma geral, houveram críticas positivas em relação aos diversos pontos observados durante o desenvolvimento dos cultivos. No entanto, todas as críticas realizadas possibilitaram incremento no processo ensino-aprendizagem.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
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