AURICULOPUNTURA EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A auriculopuntura é uma terapia que usa agulhas e/ou esferas, em pontos estratégicos na orelha com adesivos para fixação. Estudos sobre essa técnica identificaram sua capacidade de promover resposta positiva ao alívio da dor devido a liberação de neurotransmissores. Ademais, apresenta resposta para desequilíbrios energéticos associados as emoções, que são cada vez mais presentes no cotidiano acadêmico. Destarte, observou-se a procura dos estudantes a fim de melhorar a saúde física e mental. Objetivo: Discorrer sobre os relatos dos alunos do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Ceará com o uso de auriculoterapuntura.Metodologia: Relato de experiência com acadêmicos para os quais, foram enviadas por meio de e-mail da turma da disciplina optativa de Práticas Integrativas, três questões:1)O que fez você procurar o tratamento de auriculopuntura?2)Quais melhoras você sentiu com auriculopuntura?3)É válido outros acadêmicos fazerem auriculopuntura?. Ao todo, em 13 de agosto de 2022, 30 acadêmicos responderam a essas três perguntas. Resultados:As respostas dos alunos que realizaram essa terapia pelo menos uma vez no Consultório de Enfermeira do Departamento de Enfermagem-UFC que acolhe docentes, discentes, funcionários e a comunidade em geral com Terapias Integrativas e Complementares em Saúde–PICS, ele afirmaram que perceberam alguma melhora em seu estado físico ou emocional. Outro fato percebido por eles, foi que os principais desequilíbrios relatados eram referente a saúde mental, como estresse, ansiedade e angústia. É válido apontar que o fácil acesso a esse método influencia na adesão a ele. Além disso, foi verificado que todos os que responderam acreditam na relevância e indicariam a auriculopuntura. Conclusão:Essa experiência possibilitou compreender a percepção dos discentes sobre a essa terapia. Foi nítido em todos os casos esse recurso foi benéfico para promoção da saúde, e que há necessidade de estudos aprofundados sobre a técnica.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.