AÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: a adolescência é um período em que ocorrem modificações físicas, psíquicas e sociais. Tais mudanças podem impactar negativamente na vida desses indivíduos, por serem abruptas ou por falta de apoio emocional, sendo necessária maior atenção para esse público. Objetivo: descrever as ações de enfermagem realizadas com adolescentes no ambiente escolar. Método: relato de experiência das atividades práticas dos acadêmicos de Enfermagem realizadas na disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente. Participaram das atividades cerca de 40 alunos do 7° ano, na faixa etária de 12-13 anos, de uma Escola Municipal de Fortaleza-CE. As atividades foram desenvolvidas nas quartas-feiras do mês de junho de 2022. Resultados: as atividades foram divididas em três etapas, quais sejam: educação em saúde com temáticas relacionadas à autoestima e à ansiedade, a fim de orientar os adolescentes a praticarem autocuidado para promoção da saúde; entrevista individual com os adolescentes para levantar os problemas de saúde; e elaboração do plano de cuidados individual, conforme as reais necessidades de cada adolescente. Trabalhar com os adolescentes dessa maneira contribuiu para a construção de uma confiança mútua, facilitando tanto o trabalho dos estudantes, como o entendimento por parte dos adolescentes, pois permitiu uma maior interação entre ambas as partes. Conclusão: ações de Enfermagem realizadas no ambiente escolar podem promover a saúde dos adolescentes, visto que o enfermeiro atua de forma sistematizada e individualizada, conforme as vulnerabilidades e necessidades dos adolescentes.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Nunes Barbosa, J., Anne da Silva, J., Maria Nascimento de Moura, Y., Eve Almeida Meneses, L., Gildo, G. de O., & Elisangela Teixeira Lima, F. (2022). AÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1690. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86453
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.