CONSULTA DE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
CONSULTA DE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Larissa Souza Garcia, Caroline Bessa da Silva, Ruthe Keyla Silva Bastos, Iago Oliveira Dantas, Wiskovvinny Gomes Carvalho e Priscila de Souza Aquino Introdução: O Planejamento Reprodutivo (PR) integra o conjunto de ações de atenção à mulher, ao homem ou ao casal, incluída em uma perspectiva de atendimento global e integral à saúde. Ressalta-se que o PR é direito de todas as pessoas. Objetivo: Relatar a realização de consulta de planejamento reprodutivo na atenção primária por acadêmicos de enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado com base na assistência de enfermagem realizada nas consultas de planejamento reprodutivo, durante o estágio curricular da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde Sexual e Reprodutiva da Universidade Federal do Ceará, realizado em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, no município de Fortaleza, no período de Junho de 2022. Resultados: Realizamos uma média de duas consultas ao dia, entre elas consultas de primeira vez e consultas de acompanhamento. Nas consultas de primeira vez foi realizada avaliação da condição de saúde e análise dos critérios de elegibilidade para escolha de método anticoncepcional mais adequado. Nas consultas de acompanhamento era avaliada a adaptação do paciente ao método escolhido, possibilitando a permanência do método prévio ou a possibilidade de um novo método de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Conclusão: Desse modo, percebemos o quanto a consulta de planejamento reprodutivo é essencial, assim, garantindo direitos reprodutivos e mudanças na concepção dessa assistência, antes voltada apenas para a dispensação do método. O acompanhamento dos usuários faz-se primordial para a garantia de uma assistência de qualidade.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.