ESTUDO ANALÍTICO ACERCA DE TRAUMAS PSÍQUICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: No pensamento freudiano, o termo nachträglich reforça a ideia da reestruturação de lembranças como representante de um caráter traumático ao sujeito, podendo evoluir a um quadro patogênico. Os traumas, como interventores da saúde, devem ser analisados para construir o bem-estar. OBJETIVOS: Identificar como os traumas psíquicos repercutem no cotidiano do indivíduo. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal baseado nos dados obtidos a partir de um formulário online elaborado na plataforma Google Forms, divulgado por meio das redes sociais e respondido por 91 pessoas residentes de Fortaleza-CE no mês de junho de 2022. RESULTADOS: A análise da pesquisa proporcionou um esclarecimento sobre a incidência de traumas psíquicos de acordo com o sexo e fase da vida entre os que sofreram. Além disso, apresentou os principais instrumentos desses traumas e o ambiente em que vivenciaram o evento traumático, demonstrando onde deveria haver uma maior intervenção, com o objetivo de amenizar esses episódios e, principalmente, seus danos. A experiência dessa apuração evidenciou o quanto o presente dos entrevistados foi acometido de forma negativa e a ausência da procura por auxílio profissional intensifica tal situação. CONCLUSÃO: Diante disso, entendeu-se que a maioria dos participantes da pesquisa sofreram traumas que afetam o seu presente e mesmo assim poucos foram aqueles que buscaram ajuda profissional. Logo, para que esses assuntos sejam abordados seguindo uma perspectiva clínica e adequada que leve à superação, é notável a necessidade de incentivos na área da saúde que levem à valorização da saúde mental, assim como apoio à integridade física.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.