O USO DO CASO CLÍNICO NA APRENDIZAGEM BASEADA EM DESCOBERTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Julia Fernandes Vieira da Silva
  • Cândida Carolina Lima Oliveira
  • Graziela da Silva Tavares Santiago
  • Maria Ariane Cipriano de Oliveira
  • Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos Santos

Abstract

INTRODUÇÃO: A aprendizagem por descoberta é um método de ensino em que o indivíduo descobre o conhecimento mediante seus próprios recursos. Assim, as práticas simuladas em Laboratório de Habilidades de Cuidado caracterizam-se pela apresentação de casos clínicos aos discentes, os quais deverão desenvolver os cuidados prioritários e necessários ao paciente. Dessa forma, essa prática de descobertas conduz a desenvoltura autônoma do aluno, além de simular o ambiente de trabalho do enfermeiro e as suas responsabilidades perante o processo saúde-doença. OBJETIVOS: Relatar as vivências e aprendizados obtidos pelas acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da utilização das práticas simuladas, sob o referencial da aprendizagem por descoberta, ressaltando a sua relevância como método de ensino. METODOLOGIA: Tratou-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante a disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem, no período entre maio e junho de 2022. Utilizou-se casos clínicos disponibilizados pelos docentes, compostos por: evolução, plano terapêutico e tratamento. RESULTADOS: Na descoberta da aprendizagem, as práticas simuladas mostraram-se de grande relevância para a formação dos alunos, à medida que possibilitaram a aquisição de novas competências e conhecimentos. Fatores como: organização, comunicação, planejamento, tomada de decisão, implementação, trabalho em equipe e liderança foram ferramentas essenciais desenvolvidas na aprendizagem, proporcionando boas práticas de cuidado para o paciente. CONCLUSÃO: O uso do caso clínico em práticas simuladas, como método de ensino por descoberta, ampliou o conhecimento e as competências das discentes da disciplina, possibilitando um cuidado mais integral e a aproximação do vínculo paciente-enfermeiro. Ademais, permitiu o entendimento de como estabelecer prioridades mediante à situação particular de cada paciente.

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Published

2022-01-01

Issue

Section

XV Encontro de Experiências Estudantis