A EDUCAÇÃO EM POLÍTICA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM POSICIONAMENTO CRÍTICO A PARTIR DO YOUTUBE
Resumo
Estamos passando por uma das maiores crises da história, permeada de corrupção, omissão, descaso, desvios de recursos públicos e irregularidades em todos os cenários das esferas do governo brasileiro. Se pensarmos que não se costuma aprender e discutir política, como será possível analisar e se posicionar frente a tal realidade? Considerando a dinâmica de influência distinta que as mídias podem proporcionar em um cenário eleitoral e ainda, que o isolamento social provocado pela pandemia por coronavírus mobilizou as pessoas a aumentarem o uso de conteúdo digital na internet, objetiva-se com este trabalho dialogar acerca do processo de adquirir conhecimento sobre política com a finalidade de elaborar um posicionamento crítico frente às situações da realidade, a partir do discurso produzido nos conteúdos da influenciadora digital Gabriela Prioli. A execução desta pesquisa ocorreu a partir da netnografia, com coleta de dados realizada em 10 vídeos postados pela influenciadora em seu canal na plataforma do YouTube. O conteúdo foi apreciado a partir da Teoria Crítica da Sociedade, a partir do pensamento de Theodor Adorno, além da perspectiva teórica de Henry Jenkins. Conclui-se que a narrativa de promover conteúdos sobre política que gerem educação para a crítica da influenciadora foi fortemente atravessada pelos discursos paradoxais entre a simplificação e a complexidade. Tendo em vista que garantir a simplificação de seu aprendizado é uma ideia mais atraente ao público e ao mercado. Já a complexidade, um aspecto mais fidedigno e concreto frente ao arcabouço prático-teórico que o tema representa, entretanto, foi evitado, considerando que utilizar tal abordagem poderia soar como enfadonho, cansativo e aversivo. Sendo portanto possível interpretar uma dinâmica de contradição presente na forma com que o conteúdo é trabalhado pela influenciadora e chega aos usuários das mídias.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
A EDUCAÇÃO EM POLÍTICA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM POSICIONAMENTO CRÍTICO A PARTIR DO YOUTUBE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1803. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86571