“LAFFACPOP”: USO DE REFERÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS A FAVOR DA CATIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DO PÚBLICO ACADÊMICO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Paolla Emanuella Carvalho de Oliveira
  • Rebeca Colares Tomé
  • Ana Júlia Batista Pereira
  • Guilherme Rodrigues Lima
  • Emanuel Paula Magalhães
  • Tiago Lima Sampaio

Resumo

As redes sociais, como o Instagram, são uma importante ferramenta de interação com o público acadêmico, facilitando a propagação do conteúdo científico. Nesse sentido, a Liga Acadêmica de Farmacologia e Farmácia Aplicada à Clínica da Universidade Federal do Ceará (LAFFAC-UFC), propôs um novo modelo de postagens em seu Instagram, o LAFFACPOP, que cativasse a atenção do público, o qual utiliza-se de referências cinematográficas (séries e filmes) com a finalidade de apresentar algum medicamento ou substância ali presente. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência dessa metodologia pelos membros da LAFFAC-UFC. A indicação terapêutica e as propriedades das substâncias relatadas nas cenas cinematográficas são averiguadas e pesquisadas a partir de literatura científica (livros e artigos). As publicações foram analisadas quanto ao engajamento do público (número de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos). Os temas “uso de tetraciclina por grávidas” e “uso da proclorperazina” foram utilizados nas postagens, sendo obtidos, para ambas as postagens, número de curtidas acima da média das demais postagens realizadas na rede social da LAFFAC-UFC, além de comentários positivos que demonstraram interesse do público pelo tipo inovador de postagem. Conclui-se, assim, que o uso de referências cinematográficas contribuiu para o aprendizado, pois torna mais didáticas e interessantes, tanto de profissionais, como de acadêmicos e demais seguidores da página da LAFFAC-UFC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Extensão