MITOS E VERDADES: UM INSTRUMENTO DESMISTIFICADOR DE AFIRMAÇÕES POPULARIZADAS REFERENTES À SAÚDE.
Resumo
Introdução: Sabe-se que os meios digitais são ferramentas úteis tanto para disseminar informações verídicas de maneira prática, como também uma porta de acesso para as “fake-news”. Posto isso, a Liga Acadêmica de Farmacologia e Farmácia Aplicada à Clínica(LAFFAC), um projeto de extensão atrelado ao Curso de Graduação em Farmácia da UFC, tem elaborado ações nas redes sociais, com intuito de divulgar conhecimentos de farmacologia clínica e atenção farmacêutica. Diante disso, o projeto Mitos e Verdades, refere-se às postagens publicadas no Instagram da liga, que elucidam afirmações popularizadas referentes à saúde e ao campo da farmacologia, desmistificando-as e explicando com bases objetivas e científicas. Objetivo: Relatar a experiência de membros da LAFFAC no desenvolvimento e na divulgação do projeto Mitos e Verdades. Metodologia: Previamente, os ligantes selecionaram determinados temas referentes à saúde e à farmacologia, posteriormente foram feitas pesquisas na literatura científica, a fim esclarecer algumas afirmações popularizadas concernente ao tema proposto. Adiante, foram elaboradas as postagens e publicadas no Instagram da LAFFAC. O recurso usado para a obtenção de resultados e feedbacks foram os engajamentos (curtidas, compartilhamentos, salvos e alcances) das postagens. Resultados: Perante o exposto, foram publicadas postagens com os seguintes temas: Doação de medula óssea, contraceptivos orais, interação alimento-medicamento, aleitamento materno, doenças estigmatizantes, fitoterápicos, anabolizantes, anti-parasitários, uso de estimulantes de apetite para crianças e uso de antibióticos. As postagens que tiveram maior e menor engajamentos foram Uso de antibióticos e Doação de medula óssea, respectivamente. Conclusão: Dessa forma, o quadro Mitos e Verdades foi uma ferramenta de transmissão de conhecimento e discussão de pontos pertinentes que estão popularizados no meio em questão, sendo um instrumento desmistificador e promotor da aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.