PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA SAÚDE SOBRE O ESTÁGIO CRUTAC
Resumo
INTRODUÇÃO: O Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC) propicia aos graduandos de cursos da saúde a oportunidade de estagiar nas regiões do interior do Ceará. Sendo uma política de interiorização da universidade, preparando futuros profissionais para atuarem nas localidades fora da capital na Atenção Básica, onde eles possam compreender realidades distintas possibilitando uma formação adequada às exigências de outros locais. OBJETIVO: Compreender a percepção de estudantes da saúde sobre o estágio CRUTAC. METODOLOGIA: Foi criado um formulário intitulado “Avaliação do Estágio”, no Google forms, o qual possuía perguntas gerais sobre o estudante, opinião sobre aproveitamento e a importância do estágio para a vida profissional. Além disso, questionou as experiências proporcionadas, a relação do CRUTAC com a comunidade, habilidades dos alunos e pontos positivos. Referiu-se, também, sobre a organização do estágio no município. O formulário foi enviado pelo whatsapp e pelo email para os alunos. RESULTADOS: Obteve-se respostas de alunos de medicina, enfermagem e odontologia. A maioria deles colocou que o estágio foi muito importante para a vida profissional, que tiveram aproveitamento efetivo, experiências novas ao explanar novas formas de cuidado e de acesso à saúde. Outrossim, foram ressaltadas melhorias, das quais: maior quantidade de atendimentos e conhecimento da ação da equipe saúde da família acarretando melhora da qualidade de vida das comunidades. Por fim, a organização do estágio foi positiva de forma geral. CONCLUSÃO: O CRUTAC possibilitou que o estagiário compartilhe de suas experiências e as apresente aos profissionais que os acompanham. Pode-se afirmar, também, que a prática trouxe novas perspectivas sobre o padrão de pacientes e suas realidades. Além de proporcionar o desenvolvimento de novas habilidades, melhor desenvoltura, comunicação e criatividade, contribuindo positivamente para a saúde da população e do estudante.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
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