UTILIZAÇÃO DE CARDS SOBRE CLIMATÉRIO E PESSÁRIOS VAGINAIS PARA EXTENSÃO COM MULHERES NA SALA DE ESPERA DE UM AMBULATÓRIO NA MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND
Resumo
Introdução: o tratamento conservador do prolapso genital é realizado com pessário vaginal. A maternidade escola Assis Chateaubriand (MEAC) possui ambulatório especializado nesse tratamento que atende mulheres em sua maioria no final da menacme e início da senectude. Objetivo: relatar experiências de ações de extensão utilizando cards sobre climatério e pessários vaginais na sala de espera do Ambulatório do Pessário na MEAC. Métodos: diante do acompanhamento do Ambulatório do Pessário e das respostas das pacientes sobre quais temas elas gostariam de conversar na sala de espera, escolheu-se os temas climatério e pessários vaginais para a elaboração de cards. Abordando as pacientes individualmente ou em pequenos grupos, os integrantes da Liga de Estudos em Ginecologia e Obstetrícia (LEGO) conversaram sobre tais assuntos com essas mulheres que aguardavam atendimento. Ao final, panfletos com os conteúdos dos cards de forma resumida eram entregues. Resultados: os cards enriqueceram, a partir da assistência do apoio visual e informacional, as conversas com as pacientes, que se mostraram interessadas nos assuntos e aproveitaram os momentos para a retirada de dúvidas e troca de experiências de maneira mais reservada. Nessas ocasiões, integrantes da LEGO puderam aprimorar suas habilidades de comunicação, aproximar-se da realidade dessas mulheres e tornar mais produtivo o tempo que, antes, seria destinado apenas à espera do atendimento. Conclusões: levar temas que as próprias pacientes demonstraram curiosidade mostrou-se uma estratégia exitosa, tendo em vista a boa aceitação das conversas mediadas pelos cards e dos panfletos entregues ao final de cada momento. Reitera-se, ainda, a potência das ações de extensão no que diz respeito ao retorno dos conhecimentos adquiridos na vida acadêmica para a comunidade, bem como para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
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