A VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DE BIOQUÍMICA A PARTIR DA CORRELAÇÃO CLÍNICA PARA OS ALUNOS DO CICLO BÁSICO
Resumo
Introdução: O ciclo básico da graduação na área da saúde é um momento transformador por ser o início do contato com conteúdos complexos e de adaptação a uma nova etapa fulcral para a base do conhecimento clínico. Objetivo: Observar a importância das monitorias de bioquímica para, além da retenção, valorização dos conteúdos a partir da correlação clínica para os alunos do ciclo básico dos cursos de medicina e de fisioterapia. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo aplicado por meio de perguntas pela plataforma “Google forms” para alunos do primeiro semestre de Medicina e de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. O estudo foi feito por meio de perguntas de autoavaliação, de forma a atribuir valores de 1 (muito pouco) a 5 (muito), acerca de temas quanto à importância atribuída à metodologia de discussão de questões e de temas clínicos ao longo da disciplina. Ao final, foi aberta uma sessão para comentários Resultados: 73 alunos (35 alunos de fisioterapia e 38 de medicina) responderam o formulário. Ao questionar “Quanto você avaliaria seus conhecimentos sobre bioquímica?”, 54,79% (40), avaliaram como 3 (insuficiente). Em seguida, “Em quanto você avaliaria a aplicabilidade do conhecimento de bioquímica para a prática na área da saúde?”, 50,68% (37) avaliaram como 5 (muito necessária). Por fim, “As monitorias contribuíram para a valorização dos conteúdos de bioquímica?”, 82,19% (60) avaliaram como 5. Quanto aos comentários, os mais frequentes tratavam da relevância dos estudos dirigidos passados para a assimilação com a prática na área da saúde. Conclusão: A monitoria se mostra essencial para suprir uma demanda a favor da associação de conteúdos considerados importantes, porém de difícil retenção, como observado pela autoavaliação quanto os conhecimentos individuais, de forma que as monitorias de bioquímica contribuíram para valorizar os conteúdos pela aplicabilidade clínica, principalmente pelo método de comentários sobre estudos dirigidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Dayane Dantas Rodrigues, E., Miguel Moreira Santiago, J., Borges Nogueira, I., & Carvalho Montenegro, R. (2022). A VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DE BIOQUÍMICA A PARTIR DA CORRELAÇÃO CLÍNICA PARA OS ALUNOS DO CICLO BÁSICO. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3354. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87620
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.