DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SIMULAÇÃO DE VISÃO INDIRETA PARA TREINAMENTO PRÉ-CLÍNICO COM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA
Resumo
A utilização da visão indireta é fundamental em diversas situações clínicas, nas quais a realização de procedimentos com visualização direta do campo operatório é contraindicada, por comprometer os princípios ergonômicos e a saúde ocupacional do cirurgião-dentista. Devido a imagem no espelho clínico aparecer invertida, é importante que o discente desenvolva a coordenação visomotora adequada antes de iniciar o atendimento clínico de pacientes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e implementar um instrumento pedagógico de simulação de visão indireta na disciplina de Atenção Primária em Saúde do Curso de Odontologia. Para tal, foi confeccionada uma caixa de visão indireta com dimensões 25x25x22cm, com as seguintes especificações: duas paredes laterais com perfurações para permitir a colocação das mãos dentro da caixa; uma parede frontal com um espelho plano; uma parede anterior com altura suficiente para impedir a visualização direta da base da caixa, mas que permite a visualização da parede frontal; uma parede superior que pode ser removível, desde que a parede anterior já impeça a visualização direta da base, ou perfurada; e uma base, na qual deverá ter espaço suficiente para a colocação das folhas de exercício. Outrossim, foi elaborado um caderno com traçados e formas geométricas, contendo 6 exercícios e 27 figuras de dificuldade crescente, estando constituídas por pontilhados, linhas simples e linhas duplas, objetivando simular os movimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua prática clínica com o espelho. Dessa forma, foi perceptível a melhora das habilidades psicomotoras, satisfação e destreza dos 19 estudantes que participaram da atividade de visão indireta, realizada na Clínica de Odontologia da UAPS Gilmário Mourão Teixeira/CDFAM ao longo da disciplina . Ressalta-se o baixo custo para a execução deste sistema e sua fácil aplicabilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.