DISCIPLINA DE PRÓTESE FIXA LABORATORIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O programa de monitoria possibilita ao discente desenvolver habilidades na área do ensino, além de participar do processo de aprendizagem dos demais alunos, sendo um dos primeiros passos em direção a docência. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência como monitor da disciplina de Prótese Fixa Laboratorial (PFL) do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. A disciplina ocorre em âmbito laboratorial, de modo geral, utilizando manequins odontológicos com dentes artificiais. O monitor de PFL realiza o acompanhamento dos alunos durante as práticas de todos os passos envolvidos na execução de uma prótese fixa, abrangendo técnicas de preparo dentário, retenção intrarradicular e coroas provisórias. Nas aulas práticas os monitores tem a função de auxiliar professores e alunos, tirando dúvidas e realizando demonstrações nos manequins caso haja necessidade. Além disso, há um encontro virtual para realização de uma atividade no formato “Problem Based Learning (PBL)”, onde é simulado algumas situações clínicas que os alunos podem se deparar futuramente. No PBL, os alunos formam grupos e discutem abordagens para resolvê-las, abrangendo os conteúdos ministrados na disciplina. Ao final, os monitores avaliam as respostas e auxiliam na elaboração de uma conduta final. O acompanhamento dos monitores durante as aulas práticas promoveu um ambiente mais interativo, maior acesso a resolução de dúvidas, melhor aprendizado, potencializando, inclusive, o próprio contato entre aluno e professor. Através do PBL, foi possível observar que a turma compreendeu de forma satisfatória os assuntos abordados nas aulas. Desse modo, conclui-se que a monitoria tem função essencial no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando docentes e contribuindo para formação dos monitores e alunos assistidos. A vivência dessa monitoria permitiu também observar as limitações e habilidades do aluno monitor, dando oportunidade para aprimorá-las e crescer academicamente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Vieira de Oliveira, J., Fernandes de Aguiar, R., Escórcio de Menezes, N., Cristina de Mello Fiallos, A., Matthes de Freitas Pontes, K., & Fernandes Peixoto, R. (2022). DISCIPLINA DE PRÓTESE FIXA LABORATORIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3573. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87845
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.