DO PLANTIO À COLHEITA: PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE OLERICULTURA NA HORTA DIDÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Renan Gomes Costa
  • Érika Beatriz de Lima Castro
  • Gabriel Carvalho Greca
  • Leslyene Maria de Freitas
  • Marcelo de Almeida Guimarães
  • Marcelo de Almeida Guimaraes

Resumo

Com o aumento da procura pelo cultivo em pequenos espaços, a olericultura se tornou uma área de grande interesse no meio urbano. De forma geral, as pessoas tem buscado informações sobre como plantar e colher seu próprio alimento. Pensando nisso a disciplina de olericultura do curso de Agronomia da UFC busca disseminar conhecimentos sobre o cultivo de hortaliças e suas variadas formas de produção. Primeiramente foram ministradas aulas teóricas que contribuiram para a formação dos alunos no que se refere ao planejamento do cultivo realizado nos canteiros da horta didática da UFC. Para a implantação, preparou-se o solo com a incorporação de esterco bovino e caprino. Foram cultivados rabanete, coentro, cebolinha, manjericão e alface. O rabanete e o coentro foram semeados diretamente no canteiro. O manjericão foi transplantado a partir de propagação vegetativa. A alface foi transplantada a partir de mudas produzidas em bandejas plásticas. Todas as culturas utilizadas foram de famílias diferentes para se evitar o ataque e a disseminação de pragas e doenças que pudessem vir a prejudicar os cultivos. Práticas culturais como controle de plantas daninhas, adubação de cobertura e irrigação foram realizadas conforme a necessidade. Durante o cultivo houveram problemas como a doença do míldio no manjericão. Tal ocorrência foi devido, possivelmente, ao excesso de água via irrigação. Devido a este problema, essa cultura precisou ser eliminada do canteiro. Também houveram problemas com o pulgão verde na beterraba. Ao final da disciplina foram colhidos a cebolinha, o coentro e a alface. O rabanete e a beterraba foram colhidos após o término da disciplina. Conclui-se que a atividade prática de olericultura contribui de forma decisiva para a formação dos alunos do curso de Agronomia, não apenas por estimular a prática de cultivo, mas, principalmente, por permitir que os mesmos possam colocar em prática os conhecimentos obtidos em outras disciplina.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência