DO PLANTIO À COLHEITA: PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE OLERICULTURA NA HORTA DIDÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores/as

  • Renan Gomes Costa
  • Érika Beatriz de Lima Castro
  • Gabriel Carvalho Greca
  • Leslyene Maria de Freitas
  • Marcelo de Almeida Guimarães
  • Marcelo de Almeida Guimaraes

Resumen

Com o aumento da procura pelo cultivo em pequenos espaços, a olericultura se tornou uma área de grande interesse no meio urbano. De forma geral, as pessoas tem buscado informações sobre como plantar e colher seu próprio alimento. Pensando nisso a disciplina de olericultura do curso de Agronomia da UFC busca disseminar conhecimentos sobre o cultivo de hortaliças e suas variadas formas de produção. Primeiramente foram ministradas aulas teóricas que contribuiram para a formação dos alunos no que se refere ao planejamento do cultivo realizado nos canteiros da horta didática da UFC. Para a implantação, preparou-se o solo com a incorporação de esterco bovino e caprino. Foram cultivados rabanete, coentro, cebolinha, manjericão e alface. O rabanete e o coentro foram semeados diretamente no canteiro. O manjericão foi transplantado a partir de propagação vegetativa. A alface foi transplantada a partir de mudas produzidas em bandejas plásticas. Todas as culturas utilizadas foram de famílias diferentes para se evitar o ataque e a disseminação de pragas e doenças que pudessem vir a prejudicar os cultivos. Práticas culturais como controle de plantas daninhas, adubação de cobertura e irrigação foram realizadas conforme a necessidade. Durante o cultivo houveram problemas como a doença do míldio no manjericão. Tal ocorrência foi devido, possivelmente, ao excesso de água via irrigação. Devido a este problema, essa cultura precisou ser eliminada do canteiro. Também houveram problemas com o pulgão verde na beterraba. Ao final da disciplina foram colhidos a cebolinha, o coentro e a alface. O rabanete e a beterraba foram colhidos após o término da disciplina. Conclui-se que a atividade prática de olericultura contribui de forma decisiva para a formação dos alunos do curso de Agronomia, não apenas por estimular a prática de cultivo, mas, principalmente, por permitir que os mesmos possam colocar em prática os conhecimentos obtidos em outras disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XXXI Encontro de Iniciação à Docência