DO PLANTIO À COLHEITA: PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE OLERICULTURA NA HORTA DIDÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Abstract
Com o aumento da procura pelo cultivo em pequenos espaços, a olericultura se tornou uma área de grande interesse no meio urbano. De forma geral, as pessoas tem buscado informações sobre como plantar e colher seu próprio alimento. Pensando nisso a disciplina de olericultura do curso de Agronomia da UFC busca disseminar conhecimentos sobre o cultivo de hortaliças e suas variadas formas de produção. Primeiramente foram ministradas aulas teóricas que contribuiram para a formação dos alunos no que se refere ao planejamento do cultivo realizado nos canteiros da horta didática da UFC. Para a implantação, preparou-se o solo com a incorporação de esterco bovino e caprino. Foram cultivados rabanete, coentro, cebolinha, manjericão e alface. O rabanete e o coentro foram semeados diretamente no canteiro. O manjericão foi transplantado a partir de propagação vegetativa. A alface foi transplantada a partir de mudas produzidas em bandejas plásticas. Todas as culturas utilizadas foram de famílias diferentes para se evitar o ataque e a disseminação de pragas e doenças que pudessem vir a prejudicar os cultivos. Práticas culturais como controle de plantas daninhas, adubação de cobertura e irrigação foram realizadas conforme a necessidade. Durante o cultivo houveram problemas como a doença do míldio no manjericão. Tal ocorrência foi devido, possivelmente, ao excesso de água via irrigação. Devido a este problema, essa cultura precisou ser eliminada do canteiro. Também houveram problemas com o pulgão verde na beterraba. Ao final da disciplina foram colhidos a cebolinha, o coentro e a alface. O rabanete e a beterraba foram colhidos após o término da disciplina. Conclui-se que a atividade prática de olericultura contribui de forma decisiva para a formação dos alunos do curso de Agronomia, não apenas por estimular a prática de cultivo, mas, principalmente, por permitir que os mesmos possam colocar em prática os conhecimentos obtidos em outras disciplina.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.