METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES SIMULADOS: ESTRATÉGIA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O ENSINO DO GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM
Resumen
Introdução: A Metodologia de autoaprendizagem em ambientes simulados (MAES©) é um modelo pedagógico em que o aluno tem papel ativo na aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes. Combina as vantagens da aprendizagem baseada em problemas e da simulação clínica altamente realista1. Assim, tem sido adotada no curso de Graduação em Enfernagem desde 2017 como metodologia inovadora do processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem nas monitorias de apoio à realização de simulações realísticas para o ensino de competências gerenciais em Enfermagem. Metodologia: relato de experiência de monitoras da disciplina Gerenciamento dos Serviços de Saúde e Enfermagem na orientação dos alunos para aplicar a MAES em atividades da disciplina em julho de 2022. Reuniões virtuais foram úteis para esclarecimento de dúvidas e auxílio no planejamento e organização das simulações. Foram disponibilizados 22 casos para 21 alunos divididos em grupos. Cada equipe deveria eleger um caso para simular. Resultados: a MAES foi aplicada por grupos de cinco alunos, os quais foram orientados pelas monitoras sobre as seis etapas do método:1. Eleição de grupos e estabelecimento da identidade grupal; 2. Eleição voluntária do tema de estudo;3. Estabelecimento da linha basal de competências e programação das competências a adquirir através da chuva de ideias conjunta;4. Desenho de um cenário de simulação clínica, no qual se exploram as competências que se pretendem adquirir; 5. Experimentação do cenário simulado;6. Análise reflexiva do caso proposto (debriefing) e exposição e discussão das competências adquiridas. Conclusão: a experiência de conduzir grupos para atividade de simulação foi considerada gratificante e positiva na aprendizagem das monitoras, visto que colaborou com o desenvolvimento de habilidades docentes, auxiliando os alunos a fixarem o conteúdo abordado nas aulas da disciplina.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.