MICROBIOLOGIA COMO PILAR PARA A CLÍNICA DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE
Resumo
INTRODUÇÃO: O ensino da disciplina de Microbiologia para os cursos da área da saúde já é consolidado no Campus do Porangabussu da Universidade Federal do Ceará. Entretanto, por ser uma disciplina de base ministrada no início dos cursos de graduação, observou-se uma estigmatização perante acadêmicos, uma vez que existe uma dificuldade em relacioná-las à aplicabilidade na prática clínica. OBJETIVO: Avaliar o entendimento dos acadêmicos de Odontologia e Enfermagem acerca da necessidade da Microbiologia para o desenvolvimento de um raciocínio clínico dos profissionais da saúde. METODOLOGIA: A partir de um questionário aplicado através da plataforma “Google Forms”, acadêmicos responderam o quanto concordavam com o questionamento “O quanto você concorda que a microbiologia influencia na formação de um profissional de saúde competente, detentor de conhecimentos básicos e manejo clínico de pacientes?”. As respostas podiam graduar de 1 (concordo muito pouco) até 5 (concordo muito). RESULTADOS: 53,6% dos respondentes eram acadêmicos do curso de Odontologia, e 46,4% do curso de Enfermagem. Foram obtidas no total 28 respostas, sendo 92,9% (26) delas correspondentes ao nível 5 (“concordo muito”). Apenas 7,1% dos respondentes enquadraram-se no nível 4 (“concordo”). CONCLUSÃO: É observado, nas novas turmas de graduandos, uma mitigação dos padrões repetidos por muitas gerações. O estigma que reduzia a Microbiologia a um conhecimento das ciências biológicas sem aplicabilidade clínica, reproduzido nas primeiras turmas formadas pelo Campus do Porangabussu, têm perdido espaço na modernidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Marcos Leonidas, G., Collares Maia Castelo Branco, D. de S., Rayne Moura Alves, D., Fernando Peixoto Mota, L., & Morgana de Melo Guedes, G. (2022). MICROBIOLOGIA COMO PILAR PARA A CLÍNICA DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3744. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88020
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.