PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DOS QUESTIONÁRIOS COMO ROTEIROS DE ESTUDOS PREVIOS À MONITORIA DE FARMACOLOGIA-ODONTOLOGIA/UFC.

Autores

  • Helio Monteiro Barbosa
  • Miguel Ribeiro do Nascimento Neto
  • Yuri Freires Braga
  • Rafael Reis Ribeiro
  • Vilma de Lima

Resumo

Introdução: Os primeiros conteúdos de farmacologia são essenciais para o estudo posterior de farmacologia dos sistemas. Objetivo: Avaliar a percepção discentes sobre os questionários como roteiro de estudo prévio à monitoria de formas farmacêuticas/vias de administração, farmacocinética e mecanismos de ação. Metodologia: O questionário abordou a percepção sobre a própria participação, impacto do estudo prévio dos conteúdos, o papel dos monitores na condução das discussões e preparo destes. Resultados: Responderam 24 alunos dos 30 matriculados no semestre 2022.1. Quanto à percepção da própria participação, 50% consideraram-se participativos, respondendo além das questões a eles atribuídas, enquanto 33,3% cumpriram com as suas obrigações e 16,6% informaram ter tido dificuldades para participar. Quanto à motivação de estudo diante da dinâmica adotada, 70,8% sentiram-se motivados e 75% avaliaram positivamente o momento das discussões para complementar o aprendizado. Em contrapartida, 3 respostas sugeriram falta de motivação própria ou para substituírem a atividade. Sobre o impacto no aprendizado, consideraram importante (70,8% ) ou moderadamente importante (20,8%) e apenas 8,4%, pouco importante. Quanto aos monitores, avaliaram-nos como essenciais para as discussões e esclarecimento de dúvidas (66,7%) e estímulo à participação discente (62,5%). Apenas 12,5% das respostas recaíram sobre sugestão de melhorarem a distruibuição do nº de questões. Quanto ao nível de conhecimento dos monitores, 82,6% avaliaram como grande conhecimento e variaram entre facilidade (82,5%), satisfatório (26,1%) ou alguma dificuldade (8,7%) de transmissão de algum assunto. Por fim, a turma avaliou como excelente (91,7%) e bom (82,3%) os aspectos de pontualidade e assiduidade dos monitores às atividades programadas. Em conclusão, o envio prévio dos questionários enquanto roteiro de estudo à turma estimulou estudo e aprendizado dos conteúdos iniciais da disciplina. Apoio: PID-UFC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Monteiro Barbosa, H., Ribeiro do Nascimento Neto, M., Freires Braga, Y., Reis Ribeiro, R., & , V. de L. (2022). PERCEPÇÃO DISCENTE ACERCA DOS QUESTIONÁRIOS COMO ROTEIROS DE ESTUDOS PREVIOS À MONITORIA DE FARMACOLOGIA-ODONTOLOGIA/UFC. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3888. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88176

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência