PORTFÓLIOS REFLEXIVOS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO: O QUE DIZEM ESTUDANTES DO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL?
Resumo
Durante o primeiro semestre letivo de 2022, uma das estratégias de avaliação utilizada no componente curricular Estágio em Educação Infantil – EEI - foi a construção, pelos estudantes, de Portfólios Reflexivos – PR - (VILLAS BOAS, 2005). A opção por este tipo de instrumento avaliativo alicerçou-se na possibilidade que ele oferece aos educandos de compreender e registrar seus sentimentos, potencial, fraquezas, queixas, desejos, durante o EEI, alicerce para a construção do saber, o que implica em ganhos concernentes à autonomia, credibilidade, respeito, consideração, atenção, estímulo e voz (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2009). Isto posto, o objetivo deste trabalho é apresentar algumas percepções de estagiários acerca do PR expressas em suas produções. De maneira geral, os discentes avaliaram de forma positiva a elaboração do PR, destacando: 1) receios iniciais ao iniciar as atividades nas instituições de EI: “a universitária tinha medo de ir para cantos desconhecidos sozinha. O "novo" a assustava. A deixava nervosa”; 2) sentimentos experimentados nos encontros presenciais na Faculdade: “confesso que não prestei muita atenção no conteúdo da aula, mas nesse momento aprendi que devo ser sensível, preciso prestar atenção no outro, me preocupar, acolher, assim como a professora Rose fez, com tanta simplicidade e amor no coração”; 3) aprendizagens construídas: “o portfólio reflexivo como instrumento avaliativo é mais do que conteúdo, são expressões pessoais sobre uma determinada situação que foi vivenciada. É vivência. Ao se ler a pessoa pode reviver uma parte do que aconteceu”; 4) novo olhar para a criança: “nossas atividades não se encerram hoje mas já sinto o ar de um ciclo se encerrando e de como foi proveitoso e do tanto que aprendemos com as crianças”. É possível concluir que a elaboração do PR possibilitou aos alunos a experiência de sentirem-se sujeito de sua aprendizagem e inteiramente responsáveis pela avaliação de seu percurso formativo no EEI.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Saraiva de Lima, J., & Costa de Andrade Cruz, R. (2022). PORTFÓLIOS REFLEXIVOS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO: O QUE DIZEM ESTUDANTES DO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL?. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3924. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88212
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.